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o que é SEO?

Todos conhecem o Google e sabem para que ele serve, mas 99,9% das pessoas conhecem ele somente pelo lado de quem busca, mas não sabe nada sobre o lado de quem é encontrado. Como esses sites foram parar lá? Por que o site X está na frente do Y? Por que alguns links aparecem como anúncio? Hoje, no Globo Repór….(chamada errada, desculpe!).

SEO vem do inglês Search Engine Optimization, ou se preferir, Otimização para Mecanismo de Busca. Com certeza, muitos já ouviram ou leram essas siglas em algum lugar, principalmente quando se fala de marketing digital, vamos entender agora o porquê que é dada tanta importância à isso.

Vamos começar pelo começo, qual a relação entre Google e SEO? Simples, o Google é um mecanismo de busca, logo, trabalhar o SEO no site, nada mais é que construir o site de forma que ele apareça entre os top 10 na busca do google. Uma vez li em um artigo sobre SEO que se alguém um dia precisar esconder um corpo, o melhor lugar era na segunda página do Google, apesar de sombrio, esse comentário tem uma razão, quem aqui já chegou a clicar em algum link na segunda página (ou as demais a seguir) da busca? Em outras palavras, quanto melhor ranqueado estiver seu site dentro da página do google, mais acessos ele terá.

Agora vamos a parte mais técnica. O que faz uma página ficar acima de outras no google? O google sempre trabalha para oferecer às pessoas que buscam algo nele a melhor solução/ resposta, para isso ele utiliza de seus “robôs” (ou bots) que são programas de computador que entram em milhares de sites do mundo inteiro buscando determinadas informações e avaliando elas, quanto melhor a avaliação deles em seu site, melhor o posicionamento dele. Está complicado e confuso, eu sei, mas prometo que vai melhorar.

Imagina que você queira contratar uma agência de marketing digital para montar um e-commerce para seu negócio, como por exemplo….nós 🙂
Você vai ao google e digita na busca “marketing digital ecommerce” ao apertar o enter, um dos robôs do google vai buscar em seus bancos de dados quais os sites que ele captou que possuía essas 3 palavras chaves, depois ele irá ordená-las pelo ranking e te entregar. Isso é a etapa final do processo, onde o cliente busca e encontra o site com os serviços que ele queria.

Como é feito esse ranqueamento? Você fez o seu site, primeira coisa que precisa é fazer ele ser encontrado pelos robôs do google, isso acontece de duas formas, uma onde seu site é citado por algum outro que o google já conhece, pois os robôs visitam o mesmo site constantemente em busca de alterações e atualizações, ao fazer isso, ele vai ver que há um link de saída (que vai para outro site) que não existia antes, irá explorar ele e ver o que há de novo ali. Outra forma é apresentando seu site ao google, através das ferramentas que ele disponibiliza, como o google meu negócio.

Certo, Google já conheceu seu site e os robôs passam a avaliar ele, mas o que exatamente eles avaliam? Isso é a pergunta de um milhão de dólares, ninguém sabe exatamente todos os fatores que são avaliados e quais os respectivos pesos (além da pessoa que desenvolve esse código, claro), o que sabemos é o seguinte; quantas vezes as palavras-chave aparecem em seu site, no exemplo citado, quantas vezes “marketing digital ecommerce” são encontradas no site; se o site tem um link de entrada e de saída, em outras palavras, se ele é “indicado” por outros sites e indica algum; o tempo que o site leva para carregar e se ele tem um acesso para celulares Smartphone. Esses são os pontos conhecidos pela maioria que faz com que o seu site seja ranqueado de uma forma boa, se seu concorrente apresenta a palavra chave mais vezes que o seu, se o site do seu concorrente é mais rápido que o seu e é mais indicado que o seu, ele vai acabar ficando em uma posição acima da sua.

Mas Marcello, eu não entendo nada disso, nem tenho ideia de como começar a ver isso, o que eu faço? Simples, contrate um profissional de marketing e SEO, como por exemplo…nós 🙂